Comprar um imóvel próprio, um carro, fazer uma viagem, se preparar para a aposentadoria: são muitos os sonhos que as pessoas buscam realizar ao longo da vida. Para que estes objetivos se tornem realidade, é preciso primeiramente fazer um planejamento. Poupar é a principal dica, mas se organizar para atingir grandes metas exige um esforço que vai além de economizar dinheiro. Fazendo um planejamento, é possível analisar tudo o que será necessário antes, durante e depois de conquistada a meta. Quanto antes começar a se organizar, será mais fácil atingir o objetivo e muito mais tranquilo, sem exigir muitas mudanças na sua vida.

Defina seus objetivos

Para começar o planejamento, é preciso definir os objetivos que você quer alcançar. É possível escolher mais de um, mas neste caso a disciplina e organização deve ser ainda maior. Tenha sempre em mente aquilo que você quer, isso ajudará a pensar melhor antes de usar seu dinheiro com algo que não seja extremamente necessário no momento. Se quiser, faça um ‘quadro de metas’: junte fotos e informações relacionadas ao seu objetivo e coloque em um lugar que fique visível todos os dias.

Determine o tempo necessário

Após decidir quais são as suas grandes metas, determine o tempo em que você espera conquistá-las. Defina uma data específica, isso ajudará no seu planejamento. É importante escolher um período de tempo possível. Tenha a certeza de que o objetivo é atingível neste prazo! Algumas metas demoram mais ou menos tempo do que outras para serem concretizadas. Para fazer uma viagem você provavelmente precisará poupar por menos tempo do que para comprar uma casa, por exemplo. Geralmente, a aquisição de um imóvel próprio é o objetivo que mais leva tempo para ser realizado. Também vale a pena poupar bastante para este sonho: se o pagamento for à vista, o comprador tem mais liberdade na negociação do valor. Se for financiado, quanto maior a entrada, melhor ficará o pagamento das parcelas futuras.

Registre suas despesas

Anote todos os gastos que você tiver: aluguel, alimentação, lazer, lanches etc. Manter um registro das despesas do mês lhe ajudará a perceber quanto você gasta e com o que gasta, dando um maior controle para analisar o que pode ser cortado sem prejudicar o seu dia a dia. Sabe aquele café antes do trabalho? O sorvete durante um passeio? Anote tudo. Eles facilitam a organização e vão lhe fazer pensar duas vezes antes de gastar seu dinheiro com algo desnecessário.

Corte gastos

Com o registro de todos os gastos do mês em mãos, fica mais fácil observar para onde o dinheiro está indo e onde ele está sendo usado de forma desnecessária. Essa é uma etapa importante para quem precisa poupar para atingir grandes metas: corte despesas desnecessárias. Faça uma análise de quais gastos são supérfluos e podem ser cortados sem prejudicar a sua vida. Não tire dinheiro do pagamento daquilo que é estritamente necessário! Moradia, saúde, educação devem ser mantidos sempre.

Poupar para atingir grandes metas

Feito o planejamento, com a definição dos objetivos, calendário previsto e corte de despesas, é preciso educar a mente para economizar em tudo o que for possível no período de tempo até atingir a meta. Separamos algumas dicas práticas que vão lhe ajudar nessa tarefa:
  • Diminua (ou corte de vez) o uso do cartão de crédito.
  • Use dinheiro vivo para fazer compras.
  • Participe dos programas de fidelidade de lojas, restaurantes, cartão de crédito etc.
  • Tente consertar antes de comprar algo novo.
  • Use cupons de desconto e de compras coletivas.
  • Evite comer fora com muita frequência. Convide os amigos para um jantar em casa!
  • Faça exercícios ao ar livre em vez de pagar academia.
  • Invista em projetos do tipo “faça você mesmo”. Serve para decoração, presentes...
  • Procure fazer mais passeios gratuitos.

Pense em formas de ganhar mais

Além de economizar, pense em formas de ganhar mais dinheiro. Isso vai ajudar a realizar os seus sonhos de forma ainda mais rápida.
  • Você pode fazer uma especialização, alguns cursos e se dedicar para ser mais valorizado no trabalho e conseguir um possível aumento.
  • Quem sabe arrumar uma fonte de renda extra? Você pode costurar, cozinhar, pintar, dar aulas de uma língua estrangeira… Escolha algo que atualmente é apenas um hobby e comece a vê-lo de uma forma que traga vantagens financeiras.
  • Outra opção é investir parte do seu dinheiro. Dessa forma, você não estará deixando ele parado, mas sim ganhando mais dinheiro com o que você já tinha.
Voltar para a listagem



X
X

Indique um amigo

Não perca a oportunidade de fazer uma boa ação! Indique um amigo para nós e ajude-os a descobrir os nossos excelentes serviços.

mais informações

Indique um amigo para conhecer nossos empreendimentos. Se ele se tornar cliente, você ganha prêmios e vantagens exclusivas. Confira as regras AQUI

Dados do amigo


Seus dados