As obras do Anel Viário São José – ou Contorno Viário da Grande Florianópolis – propõem uma solução para o trânsito difícil da região. Quando concluídas deverão melhorar o tráfego e diminuir o número de acidentes. A expectativa é que motoristas não tenham mais que ficar parados em enormes congestionamentos durante seus deslocamentos. O principal objetivo do Anel Viário de São José é fazer com que o trânsito pesado da BR-101 não passe mais por dentro da região metropolitana de Florianópolis fazendo com que cerca de 18 mil caminhões utilizem a rota alternativa. A BR-101 é hoje uma grande avenida urbana que corta os municípios de Palhoça, São José e Biguaçu. O impacto sobre Florianópolis acontece pelo estreitamento do acesso à Via Expressa onde o intenso trânsito passa pela rodovia federal e acentua-se com o tráfego de caminhões que desejam ir sentido Norte-Sul e Sul-Norte sem, no entanto, precisarem chegar a estas cidades. As obras com início no município de Palhoça e término em Biguaçu totalizam cerca de 50 quilômetros de extensão. A construção do Anel Viário de São José envolve um volume enorme de desapropriações implicando em acordos entre os proprietários e a Concessionária responsável pelas obras. As negociações envolvem não apenas o valor dos terrenos mas, também, questões relacionadas à divisa, plantio, criação de gado, entre inúmeras outras. Os atrasos são atribuídos às indefinições do traçado, lentidão na aprovação dos projetos e dificuldade na liberação das licenças de impacto ambiental. Há também grandes impasses relacionados à apuração de responsabilidades da concessionária Autopistas Litoral Sul e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). De acordo com a ANTT, o término das obras do Anel Viário de São José – que deveriam ter sido concluídas em fevereiro de 2012 – está previsto para dezembro de 2019. TRÂNSITO PERIGOSO O trecho entre Palhoça e São José contempla o trânsito urbano e, também, o tráfego pesado da rodovia. Os 10 quilômetros são considerados um dos mais perigosos entre as estradas federais do país. Conforme pesquisa nacional, mostrada recentemente pelo Jornal Bom Dia Santa Catarina (Julho/2016), quase 20% das mortes em rodovias federais do país foram provocadas pela falta de atenção ao volante. A distração dos motoristas está relacionada com atitudes simples como, por exemplo, o uso do celular. Apenas um único segundo de desatenção somado a um pequeno imprevisto – como um animal que cruza a pista ou buracos – podem causar todo tipo de acidentes, dos mais leves aos mais graves, com vítimas fatais. A pesquisa mostra, ainda, uma realidade lamentável: 15 mortes de acidentes de trânsito apenas no trecho entre São José e Palhoça em 2015 e uma média de 46 acidentes por mês. A maioria destes acidentes está relacionada ao volume crescente de pessoas que moram próximas à BR-101. Além disso, o tráfego diário de uma quantidade enorme de veículos, cerca de 175 mil, contribui ainda mais para o aumento das estatísticas de acidentes de trânsito. Os acidentes de trânsito representam altos custos para toda a sociedade. As perdas econômico-financeiras estão relacionadas aos cuidados com a saúde de pessoas acidentadas, produção e cargas, sem deixar de mencionar a situação mais grave: as vítimas fatais. O desempenho de motoristas na condução de seus veículos depende das condições e características da via, associadas ao pavimento, geometria e sinalização. Estas características somadas às especificidades dos veículos, aos fatores comportamentais dos motoristas e às condições climáticas, influenciam diretamente no conforto e segurança do sistema rodoviário e, consequentemente, na ocorrência de acidentes. Com o Anel Viário de São José, a expectativa é que o trecho entre Palhoça e São José deixe de ser um dos mais perigosos entre as estradas federais do país. As estradas são o principal meio de transporte no Brasil, com quase 60% das cargas e 96% dos passageiros. No entanto, segundo o relatório divulgado em Setembro de 2015 no Fórum Econômico Mundial, o Brasil não se encontra em uma posição de competitividade global satisfatória. A qualidade das rodovias brasileiras ocupa a 121a posição dos 140 países analisados, atrás do Chile (35a), Uruguai (95a), Argentina (108a), Bolívia (109a) e Peru (111a), todos na América do Sul. Segundo a Pesquisa CNT de Rodovias 2015, as estradas são as principais responsáveis pela integração de todo o sistema de transporte de pessoas e bens contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico do País. O sistema de transportes integra produtores e consumidores gerando diversos benefícios. No entanto, as ineficiências e inadequações apresentadas nas rodovias refletem diretamente no aumento dos custos operacionais para o transportador. Vias ruins exigem mais do motor, geram consumo adicional de combustível e provocam maior desgaste de freios e pneus. O resultado é o repasse dos custos ao consumidor que vai sentir o preço final dos produtos ainda mais salgado. Ainda, segundo a Pesquisa, com a maior quantidade de veículos, o desgaste das rodovias é mais acentuado, colocando em risco a segurança dos motoristas. Para que este tipo de problema não ocorra é necessário investimentos em adequação e manutenção das rodovias, além da expansão da malha rodoviária e construção de rotas alternativas (como é o caso do Anel Viário de São José). Estas medidas contribuiriam para melhorar o fluxo de veículos proporcionando ganhos econômicos e sociais à região. O Anel Viário de São José terá grande impacto para os motoristas da BR-101. A rota alternativa deve prover maior segurança, rapidez e eficiência ao fluxo de veículos e com isto, diminuir os acidentes, agilizar os deslocamentos e contribuir para a redução de custos com logística. Quer saber mais sobre a Pesquisa CNT de Rodovias 2015? Acesse: http://pesquisarodovias.cnt.org.br SÃO JOSÉ - Mais que uma cidade, uma referência de vida e negócios. São José é considerada uma das cidades mais populosas de Santa Catarina, com aproximadamente 228.561 habitantes. Uma das regiões que mais crescem na Grande Florianópolis, próximo ao shopping e as principais vias de acesso da região. Aqui a praticidade é evidente. Afinal, está em frente a SC-281 (antiga Rod. SC 407), ao lado da Polipex, a apenas 1km do Contorno Viário, 4,8km da BR-101 e do Continente Park Shopping, a 8km do Centro de São José e 14km de Florianópolis. Além disso, possui fácil acesso por vias asfaltadas. LOTEAMENTO VISTA DA PEDRA Imagine ter o seu lote em um lugar seguro. Chegou o loteamento que faltava em São José para você e sua família viverem com segurança e em uma região com vetor de crescimento. O loteamento Vista da Pedra é composto por 184 lotes que variam de 360 m² a 1060 m². São 12 lotes comerciais em uma via principal de acesso à entrada do loteamento e 171 lotes residenciais na extensão do terreno. O loteamento será murado, com monitoramento 24 horas em parceria com a Khronos, mais de 10 áreas de lazer e qualidade de vida planejada com uma associação de moradores com o objetivo de estabelecer normas urbanísticas e de convivência, no intuito de assegurar o bom uso das instalações e dependências do loteamento, promover o desenvolvimento comunitário, integração e conforto dos associados. Atuará como órgão de orientação, fiscalização, autuação e execução. O Vista da Pedra é um empreendimento que reúne planejamento e excelência, valoriza a preservação da natureza e prioriza a sua segurança e tranquilidade.
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