Para construir com segurança, é importante passar por todas as etapas que antecedem o início da obra. Entre elas, a terraplenagem.
O objetivo dessa etapa é garantir a resistência do terreno para suportar a estrutura da construção, evitando problemas futuros.
Se você procura informações sobre esse processo, vamos explicar tudo neste texto. Venha com a gente!
Voltar para a listagem
O que é terraplenagem?
Terraplenagem vem do verbo terraplenar. Ou seja, tornar pleno, encher algo que está vazio. É uma técnica utilizada na construção civil, que consiste em retirar terra da parte mais alta de um terreno e colocar na parte mais baixa, com o objetivo de nivelar a área. Essa etapa é muito importante para evitar futuros problemas e manter a segurança da obra, visto que se trata da base que vai suportar o peso da construção. Nesse sentido, contratar um profissional experiente na área para executar e acompanhar o processo faz toda a diferença, pois ele fará a análise do terreno para determinar qual é o melhor tipo de terraplenagem.Como é executada a etapa de terraplenagem?
Todo o processo é realizado por máquinas específicas para esse tipo de trabalho, como retroescavadeiras, pás escavadeiras e tratores de esteira. A primeira etapa, como mencionado anteriormente, é o estudo do terreno pelo profissional ou empresa especializada. O mesmo realiza uma análise detalhada com base no tipo de solo, aclives e declives, e resistência do terreno para suportar altas cargas. Após esse processo, ele determina o tipo de terraplenagem adequado para o terreno. Os tipos podem ser:- Destocamento: retirada de restos de árvores e plantas;
- Drenagem: retirada de acúmulo de água;
- Demolição: retirada de uma construção existente no terreno;
- Compactação do solo: uso de rolos compressores para deixar o terreno mais firme;
- Escavação: retirada de terra;
- Aterramento: colocação de terra.